sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

O que é Esporão do Calcâneo?

POR RECEITA NATURALAs dores no calcanhar são o principal sintoma do esporão. O problema se caracteriza por uma calcificação na fáscia e no tendão muscular – localizados na região plantar dos pés. Essa calcificação se assemelha à espora do galo, de onde vem o nome da doença. No entanto, a dor não é provocada pelo esporão, como muitas pessoas imaginam, mas sim pela inflamação do tendão e da fáscia. Assim, o uso de anti-inflamatórios, combinado com tratamento fisioterápico é a melhor forma de amenizar as dores causadas pelo esporão.

LEIA TAMBÉM: Tratamento Caseiro para Esporão do Calcanhar

Causas do Esporão

As mulheres são mais atingidas pelo esporão, principalmente as com idade entre 40 e 50 anos. No Brasil, cerca de um milhão de pessoas buscam tratamento médico para dores no calcanhar todos os anos. Na maior parte dos casos, a dor é sintoma de uma fascite plantar (inflamação na fáscia), que pode ou não vir acompanhada do esporão.
Geralmente, a calcificação acontece em decorrência de um desgaste do tendão calcâneo. Por isso, as principais causas do esporão são:
  • Atividade física, como corrida e caminhada;
  • Sobrepeso;
  • Uso de sapatos desconfortáveis;
  • Longos períodos em pé.

Tratamento

Estudos revelam que 80% dos pacientes que sofrem com o esporão deixam de sentir dores no calcanhar após algumas semanas de tratamento médico. Como dissemos, os especialistas recomendam os exercícios de fisioterapia e medicação para inflamações. São raros os casos em que a cirurgia para remoção do esporão é necessária.
Uma boa dica para quem não consegue se livrar das dores constantes é o chá de sucupira ou a tinturapreparada com as sementes da planta. É comprovado que a sucupira conta com substâncias anti-inflamatórias e analgésicas, que podem amenizar a dor e contribuir para o tratamento da fascite plantar. Veja também a receita caseira para combater o esporão do calcâneo.