terça-feira, 1 de maio de 2018

Brasil "celebra" o Dia do Trabalhador com desemprego em alta

Perda do PIB nos últimos dois anos resulta em 13,7 milhões de desempregados, número que deve demorar para cair devido à lenta retomada da atividade. Centrais sindicais marcam protestos para hoje. Temer afirma que dia é de "reflexão"

POR CORREIO BRAZILIENSE - Perda do PIB nos últimos dois anos resulta em 13,7 milhões de desempregados, número que deve demorar para cair devido à lenta retomada da atividade. Centrais sindicais marcam protestos para hoje. Temer afirma que dia é de "reflexão"

Apesar de o país estar deixando para trás a maior recessão da história, que eliminou 7% do Produto Interno Bruto (PIB) no biênio 2016-2017, os brasileiros têm pouco a comemorar no Dia do Trabalho. A recuperação da economia está ocorrendo a passos mais lentos do que o esperado, e o número de desempregados aumentou em março, conforme dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Passou de 12,3 milhões, no último trimestre de 2017, para 13,7 milhões, nos primeiros três meses deste ano. Nesse mesmo período, o rendimento médio ficou estagnado em R$ 2,169 mil.


LEIA MAIS: Dia do Trabalho

Especialistas afirmam que esse quadro não é animador. O emprego não deve voltar a crescer tão cedo, porque a expansão da economia está abaixo do necessário para que isso ocorra. “A recuperação está ocorrendo de forma gradual e ainda há uma ociosidade elevada da capacidade produtiva. Portanto, para o desemprego voltar a cair, será necessário que o país cresça, por quatro anos seguidos, em torno de 4%, algo que vai demorar vários anos ainda”, explicou o economista e especialista em mercado de trabalho Carlos Alberto Ramos, professor da Universidade de Brasília (UnB). A mediana das estimativas do mercado prevê alta de 2,75% no Produto Interno Bruto (PIB) deste ano.

Outros problemas são antigos, e estruturais. A desigualdade entre gêneros segue grande. Segundo estudos de mercado, as mulheres chegam a ganhar quase metade do salário dos homens nas mesmas funções.

Nenhum comentário: