segunda-feira, 15 de maio de 2017

Como Tratar os Sintomas do Refluxo

Alguns alimentos que podem ajudar no
tratamento do refluxo: babosa, gengibre,
limão, vinagre de maçã e chá de camomila
Saiba como tratar os sintomas do refluxo, um problema que pode afetar pessoas de qualquer idade. Veja como uma simples mudança de hábitos pode melhorar o problema e conheça alguns medicamentos caseiros. 
Muitas pessoas pensam que somente os bebês sofrem com o refluxo, mas na verdade, é um problema que pode afetar pessoas de qualquer idade. De acordo com a medicina, o nome correto dessa doença é refluxo gastroesofágico (ou DRGE). O refluxo pode ter várias causas, dentre elas uma má alimentação, ou alimentação em excesso, dormir logo após comer, beber muita bebida alcoólica ou refrigerantes, hérnia de hiato e músculo esofágico fraco.

Por isso, é muito importante consultar um médico assim que sentir os primeiros sintomas, para saber qual é a causa do problema. Os sintomas normalmente são azia, queimação no estômago e no esôfago e aquela sensação da comida estar voltando. Algumas pessoas podem apresentar dificuldades respiratórias, principalmente ao dormir.

Como Tratar Esses Sintomas?

Em casos mais simples de refluxo, uma pequena mudança de hábitos é capaz de resolver o problema: não coma em excesso, e evite comer antes de dormir. Espere pelo menos 30 minutos para se deitar após a última refeição. Prefira os travesseiros mais altos (algumas pessoas até elevam um pouco o colchão na parte da cabeça para não ficarem totalmente deitadas, isso pode ajudar).
As bebidas alcoólicas e os refrigerantes pode causar o refluxo, por isso é bom evitar o consumo dessas bebidas. Aquele velho hábito de tomar sucos, refrigerantes ou até mesmo água durante as refeições deve ser abandonado. Espere 30 minutos após as refeições para ingerir líquidos.
Mudar a forma de mastigar a comida também é muito importante. O alimento precisa ser bem triturado antes de chegar ao estômago, por isso mastigue sem pressa, várias vezes. Comer com pressa pode ser uma das principais causas do refluxo.
Por fim, prefira as roupas mais largas, principalmente na região do abdômen. As roupas que apertam demais a barriga podem facilitar que o suco gástrico volte pelo esôfago.

Tratamentos Naturais para o Refluxo

Além das mudanças de hábito ditas acima, você pode preparar alguns medicamentos caseiros para tratar o refluxo. Já demos aqui no blog uma receita de chá. Veja aqui! Este chá leva gengibre e camomila na receita. Esses ingredientes também podem ser usados separadamente para ter efeitos positivos no tratamento do refluxo. O gengibre pode ser mastigado e também pode ser incorporado a pratos salgados e doces.
chá de canela também é indicado para tratar os sintomas do refluxo. Acesse o link e veja como preparar e como usar este chá. Veja também as contraindicações: o chá tem propriedades abortivas, por isso não deve ser consumido por gestantes.
Outra dica muito simples é tomar meio copo de água com limão em jejum e antes das refeições. Apesar de ser uma fruta cítrica, o limão é capaz de diminuir a acidez do estômago, evitando a dor que o refluxo provoca.
Temos ainda as propriedades da babosa para tratar os sintomas do refluxo. Esta planta é facilmente encontrada em quintais e jardins e pode ser uma excelente alternativa para quem sofre com o problema. Veja aqui como fazer o suco de babosa.
Para concluir,não deixe de consultar um médico para o tratamento adequado. Todas estas dicas são baseadas na medicina popular e auxiliam em casos moderados. Pode haver alguma outra causa séria por trás d o refluxo que deve ser tratada com a medicina tradicional.

Nenhum comentário: