terça-feira, 10 de maio de 2016

Aracoiaba cumpre legislação e aparece entre as principais Prefeituras com maior transparência em suas contas públicas, aponta TCM

Via Aracoiaba News


Superando até mesmo os indicadores de grandes cidades modelos, a matéria divulgada no último sábado (07), no Jornal Diário do Nordeste, tendo como fonte a pesquisa realizada pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM), comprova mais uma vez que a Gestão Municipal de Aracoiaba conseguiu cumprir com a legislação vigente e aparece entre as principais Prefeituras com maior transparência em suas contas públicas.

A análise dos portais eletrônicos ocorreu durante os meses de fevereiro e março de 2016 e analisou informações presentes nos portais de transparência das prefeituras dos 184 municípios do estado do Ceará, estabelecendo o Índice de Transparência Municipal em conformidade à Lei da Transparência (Lei Complementar nº 131/2009) e à Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011).

A nota de cada município foi obtida pela soma do valor alcançado pela Prefeitura a partir da análise dos requisitos obrigatórios, os quais foram divididos em: uso de instrumentos de transparência na gestão fiscal, conteúdo (detalhamento das despesas, detalhamento das receitas e procedimentos licitatórios) e acessibilidade.

Todos os entes municipais serão informados pelo TCM, via ofício, das notas obtidas, determinando a adoção de medidas corretivas visando ao exato cumprimento das normas de transparência e de acesso à informação.

FONTE: TCM/CE

Procurador garante que decisão sobre concurso de Quixadá sai em até 60 dias

Quixadá Centro Adm
Quixadá. A realização das provas do concurso público deste município, foram suspensas e as datas, anteriormente marcadas para os dias 15 e 29 deste mês, foram canceladas. A empresa Serctram, responsável pelo certame publicou uma nota em que informa da decisão.
A informação foi divulgada na última segunda-feira (9), no blog Diário Sertão Central e está na edição desta terça-feira (10) do Diário do Nordeste. A matéria mostra que o fato tem gerado polêmica e preocupado os quase 15 mil candidatos que se inscreveram para concorrer as mais de 700 vagas que o concurso ofertaria.
A cabeleireira Lyliane Freitas Queiroz, de 29 anos, mora no Centro de Quixadá e quer garantir uma vaga para guarda municipal. Ela cancelou planos e desistiu de fazer outros investimentos por causa do concurso. “Com material e inscrição, foram mais de R$ 200 gastos. Isso fora a parte privada: cursinho, essas coisas”.
O procurador do município, Edil Cavalcante, afirma que a gestão municipal ainda está investindo em meios de recorrer da decisão e garantir o concurso e falou sobre a devolução do dinheiro aos inscritos.
Leia a notícia na edição impressa do Diário do Nordeste >> Canceladas provas de concurso
FONTE: DN