sexta-feira, 13 de março de 2015

Bichos: trato no visual

COLUNISTA
Novas tendências para tosa e estética animal são apresentadas em São Paulo

Carmen Vasconcelos (carmen.vasconcelos@redebahia.com.br)

Se você é uma daquelas pessoas que acham que cuidados com pets se resumem ao banho, à tosa e acreditam que, quanto mais baixinho o pelo, mais confortável ficará o seu bichinho, a Coluna Bichos tem a obrigação de informar que sua postura está equivocada. De acordo com o especialista em estética animal, o groomer baiano Luiz Carlos Bispo, os pelos servem como isolante térmico, protegendo seu pet do frio ou do calor.
“Alguns donos de shitzus, por exemplo, insistem em cortar os pelos dos animais, achando que eles estão caindo no olho. Eles desconhecem que essa raça tem sensibilidade à luz. O pelo sobre o olho (que é projetado para fora) ajuda o animal a garantir a proteção contra a claridade, móveis, agentes externos e até de outros cães”, explica o responsável pelo centro de treinamento LCB Estética Pet. 
As novidades no visual para animais de estimação reuniram mais de 800 profissionais de todo o Brasil na cidade de São Pedro, no interior de São Paulo, no Mega Grooming Show, considerado um dos maiores eventos do gênero do país.

Estilo oriental é importante tanto para os pelos lisos quanto para fluffies (Divulgação)
Entre os destaques dessa edição estão os estilos orientalizados, voltados para cães de pelos lisos (malteses, shitzus, entre outros) ou fluffy (poddles, bichon frisés); as tosas criativas (‘Do lixo ao luxo’), que se vale de técnicas de cortes de raças tradicionais em cães sem raça definida, e as hidratações que fazem efeito em apenas 90 segundos.
Aliado a essas novidades, foram tratadas  sofisticadas técnicas já conhecidas, como os tratamentos diversos para os pelos, tais como as chapinhas, cauterização, clareamento e escovas de chocolate para deixar os melhores amigos ainda mais belos e charmosos.

Para a gerente de Pesquisa e Inovação e Marketing da Pet Society, empresa que promove a iniciativa, Cleiser Kurashima, a demanda do mercado aumenta a cada ano e os proprietários de pets ficam cada vez mais exigentes, acompanhando tendências. Daí o crescimento do evento. “Por isso é tão importante investir sempre em conhecimento e capacitação. Todos os nossos cursos são ministrados pelos groomers referência, que são especialistas nos cuidados com os pets, com formação de qualidade e títulos internacionais”, completa.
Para confirmar a afirmativa, dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) apontam que o Brasil representa o 2º maior mercado mundial de animais de estimação, ultrapassando a marca de R$ 16 bilhões de faturamento em 2014. Da cifra, 34,1% tem origem no banho e tosa e, em torno de, 20% em saúde animal.
Para Luiz Bispo, mais que atender as necessidades humanas de adornar seus animais de estimação, o aperfeiçoamento do groomer possibilita também contemplar as necessidades do animal. “Quanto mais os cuidadores conhecerem sobre a importância desses cuidados, mais exigentes ficarão, permitindo uma oferta de serviços”, esclarece.
Bispo, que também estuda Medicina Veterinária, destaca que muita gente leva animais de pelo curto, por exemplo, para tomar banho em pet shops preocupada apenas com a higiene, esquecendo dos cuidados. “Os pelos curtos têm as mesmas necessidades dos de pelos longos. O shampoo usado para limpar abre a cutícula do pelo e é necessário fechá-la, seja com uma boa hidratação ou apenas com o condicionador”, finaliza o groomer.
Melhores amigos - She-Ra: heroína e milagrosa

She-Ra não dispensa brincadeira e adora aprontar (Foto: Arquivo pessoal/ Jones Diego)
Essa mestiça de cães pastores é fruto de um milagre. A mãe – uma pastor belga – foi envenenada e morreu com a cadelinha na barriga. Talvez pelo esforço de sobrevivência quase heroico, ganhou,  do ‘pai’ humano, o nome de She-Ra. “Na verdade, foi uma dupla homenagem, pois além de ter sido uma heroína, a mãe dela tinha o mesmo nome”, conta o músico Jones Diego.
Embora esteja idosa para um animal de porte médio, She-Ra mantém os gracejos de uma criança cheia de dengos. “Ela ama ser acarinhada e brincar de esconde-esconde”, entrega o pai, lembrando que, ao chegar em casa, ela faz questão de ouvir a pergunta que é a senha para começar as brincadeiras: “Que foi mamãe?!”.  Inteligente, curiosa e brincalhona, a ‘senhora’ de 10 anos odeia ter seus passos restritos. “Ela fica enlouquecida se preciso prender ou manter em local isolado. Fica irritada e passa a fazer birra se não a deixamos se movimentar livremente”, diz.
*Conte a sua história e a do seu animalzinho de estimação na coluna Bichos, através do e-mail carmen.vasconcelos@redebahia.com.br
NOTAS
Viagem animal - O Instituto Pet Brasil realiza o projeto Missão Global Pet. A agenda vai de 3 a 7 de março e, durante a viagem, serão visitados diferentes segmentos de lojas, como grandes redes,  especializadas e boutiques pequenas. A programação inclui WalMart/Sam's Club; PetCo e PetSmart. Ao cadastrar-se para a missão, o participante tem incluso o credenciamento para todos os dias da feira.
Cirurgia inédita

Esperança para cães cardíacos (Foto: Divulgação)
Um procedimento inédito na América Latina foi realizado, na semana passada, pela equipe veterinária do hospital Pet Care, com o auxílio do chefe do setor de arritmia do Hospital Albert Einstein. O procedimento foi feito em um cão, do Rio de Janeiro. Trata-se de uma cirurgia microinvasiva, via catéter, para descobrir qual parte do músculo cardíaco está alterado, causando uma arritmia. Assim que localizado, os veterinários fizeram a ablação do foco da arritmia. A meta é descobrir causas do problema.
Para quem quer um pet - A Petland, franquia de lojas de animais de estimação e pet shop, tem como missão encontrar o animal certo para a família certa, seja pela adoção ou venda. As boas práticas da empresa, que opera em 11 países, chamaram a atenção da Aila (Aliança Internacional dos Animais), segunda maior ONG do Brasil, que se tornou parceira exclusiva nas campanhas de adoção de cães e gatos. A ação, auditada pela Petland, acontece uma vez por mês nas unidades próprias e franqueadas.

FONTE: http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/bichos-trato-no-visual/

Nenhum comentário: